Mas não os meus, e sim os do xará.
Semana passada, patroa trabalhando à noite, cheguei cedo (18h). Passemos, pois, no mecânico pra ver quando posso levar o Ogro lá, trocar as peças compradas:
- Pô, quer saber? Traz agora e a gente resolve.
Antes ele não tivesse dito isso... Não contava com as armadilhas escondidas naquele motor verde.
Recapitulando as peças a serem trocadas:
- Tampa do radiador
- Junta do coletor
- Hélice do ventilador
- Junta da tampa do tucho
- Pastilhas d'água
Carro no pátio, luzes acesas, peças à mão e mãos à obra pra desmontar as peças periféricas e chegar às pastilhas - eram o objetivo principal, pra tirar o vazamento de água. Desconectando mangueiras e cabos e... retirando o coletor.
Aí começou a coisa. Os parafusos, em sua maioria, ou estavam terrivelmente emperrados ou espanados, mesmo. Suadouro, mas saíram. E o pior foi quando se foi retirar o cano de escapamento: Deveriam ser duas porcas longas, tamanho 13. Encontramos duas porcas curtas, tamanho 17. A chave 17 não entrava no espaço disponível. No fim, um esforço conjunto: o Rogério alavancava o coletor pra cima, eu o segurava com um pano contra o bloco pra não escapar e o Eduardo desapertava as porcas com o alicate de pressão. Ah, esqueci: tudo isso com o motor MUITO quente (chegou até ali vazando água, e não podíamos esperar esfriar pra mexer).
E, quando a primeira porca saiu, a melhor notícia de todas: tinha mais duas porcas por baixo daquelas!! Haja palavrão pra amaldiçoar as gerações de quem gambiarrou aquilo tão medonhamente...
Finalmente, o coletor saiu. E o escape caiu. De verdade - o único ponto de fixação era no coletor, de resto ele estava balangando legal e ameaçando quebrar lá na frente.
Mais 5 minutos e as pastilhas d'água estavam trocadas. Comentário oportuno do Eduardo sobre o serviço - *%$@#... tanto esforço pra esse coletor não ficar nem 10 minutos fora do lugar!
Ele fez duas porcas novas, conferiu as roscas, colocamos tudo no lugar. No meio tempo, o Rogério trocou a hélice do ventilador (a velha estava realmente um caco). E um bônus: o esticador da correia do alternador estava trocado - na verdade, era um de direção hidráulica, colocado fora do lugar e invadindo um espaço que não lhe pertencia. Já irritado com tanta gambiarra, o Eduardo catou um modelo certo dele e trocou a coisa. Ficou do jeito certo, e, claro, bem mais simpático. Além, é claro, do maravilhoso pedal do acelerador, que veio incluído no pacote (pisar só naquele pininho é um inferno na terra).
No fim das contas, não deu tempo de mexer na tampa do motor, nem de colocar a panela do filtro de ar no lugar (eu já tinha comprado o filtro há tempos, mas deixei em casa). Como dever de casa, tenho que comprar: sensor de temperatura, válvula termostática, correia e mangueira inferior do radiador.
Maaaaaasss...
- Pô, cara, mas se eu fosse você eu fazia primeiro a suspensão. Enquanto você manobrava o carro pra dentro da oficina, eu ouvi uns barulhos muito feios, não sei o que é. Se você bobear o carro vai pro chão. Prepara o bolso.
Medo... Vamos ver quando eu consigo levar ele lá de novo, porque a grana tá curta.
Hot Wheels
Há 5 anos
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