Era uma vez um moleque gordo que cresceu dentro de um Opala e ficou marcado por isso pelo resto da vida...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

RESSUSCITOU!!!

ALELUIA!! OREMOS, IRMÃOS!!!

Puutz, cês nem acreditam: finalmente, de ontem pra hoje consegui fazer o Ogro pegar. A um custo relativamente alto, obviamente, mas a coisa valeu a pena.

Já há algumas semanas o Eduardo (meu mecânico-xará-amigão-que-dá-altos-conselhos) tinha me indicado um eletricista pra ver o arranque do bicho. Mas faltava grana e tempo, então foi ficando, ficando... até que, de folga dos dois empregos principais ontem e hoje, bati lá no bendito Amarelinho pra ver o que ele podia fazer por mim.

Resultado: o arranque tinha mesmo ido pro espaço. Bobina de campo, automático y otras cositas más. A única coisa que restou foi a carcaça. Imperativo: trocar tudo.

Papos com ele, com o Eduardo, acabou que o xará tinha um arranque pequeno de motor 4 cilindros lá dando bobeira, que me foi vendido por módicos 170 reaizinhos. Revisado, escovado, limpinho, ele foi hoje pra debaixo do carro por mais 80 de mão-de-obra. Ficou mesmo jeitoso, o bicho. Bem, gasolina no carburador, algumas tentativas sabotadas pelo motor fraco, e... tcharammm!!! O bicho fez barulho, engasgou, estourou (conjunto de velas e tal têm que ser trocados), mas pegou. Até andou! Ô, alegria... Mexi ele do lugar, coloquei alguns metros mais perto de casa (sabe como é, se não se mexe daqui a pouco começa a "perder" peças).

Resumo da história: Ele pega, mas o "toc-toc" que ele fazia antes ainda não sumiu - segundo o Amarelinho, é a ignição que está com problema, mais um pra resolver. O carburador continua o mesmo lixo, o motor está perdendo água pela pastilha do bloco (aquela que, pra trocar, tem que arrancar o câmbio) e a falta de força vai ser analisada em breve, pelo Eduardo. Ele está com um alegre medidor de compressão lá na oficina e vai ver o que pode estar dando errado nesse sentido. Estou com a lista de compras pra resolver os estouros e resgatar a suspensão (Rua Escobar, me aguarde). Mas uma coisa preocupa um pouco mais: segundo o Amarelinho, se eu não mexer meus pauzinhos pra consertar a estrutura da dianteira (corta-fogo e colunas incluídos, não apenas a longarina), ela pode simplesmente rachar e o carro vai abrir no chão que nem um ovo...

Não percam as cenas dos próximos capítulos!

2 comentários:

  1. Putz.

    Essa história de motor de arranque eu conheço BEM. Melhor até do que gostaria...

    Mas o negócio é esse mesmo. É como naquele filme: "retroceder nunca, render-se jamais"!

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu caro... felizmente, consegui fazer alguma coisa nele esse mês. Senão já viu, né: fica parado muito tempo na rua, daqui a pouco some um pneu, um farol... pelo menos ele se mexendo já é um aviso de que tem dono, mantém longe os "amigos do alheio".

    Essa parte tá resolvida. Segundo o eletricista (que também fica pertinho, tenho de quem cobrar se der problema), tenho arranque pra um booom tempo. Agora falta o resto todo... hehehe

    Abraço!!

    ResponderExcluir